Programa Científico

341

PROGRAMA CIENTÍFICO PRELIMINAR*

SEGUNDA-FEIRA – 23/08/2021

Sala virtual 1

Curso Psicofarmacologia I: Coordenadora: Eloisa Celeri (UNICAMP)

  • 18h – 19 h Autismo (Guilherme Polanczyk USP)
  • 19h – 19h30 Transtorno de humor bipolar (Sheila Caetano – UNIFESP)
  • 19:30 – 20h TDAH (Luís Augusto Rohde – UFRGS)
  • 20h – 20h25 – Painel

Curso Psicofarmacologia II: Coordenadora: Sheila Caetano (UNIFESP)

  • 20h30 – 21h00 Depressão e ansiedade (Eloisa Celeri – UNICAMP)
  • 21h00 – 21h30 TOC (Maria Conceição do Rosário – UNIFESP)
  • 21h30 – 22h00Transtorno por uso de substâncias (Gustavo Doria – UFPR)
  • 22h00 – 22h25 Painel

Sala virtual 2

Curso: Diagnóstico diferencial das funções mentais nos transtornos do neurodesenvolvimento

  • 18h00 – 18h:50 Linguagem (Elisabete Giusti/ABRAPRAXIA)
  • 18h50 – 19h:40 Motricidade (Francisco Rosa Neto/UDESC)
  • 19h40 – 20h30 Cognição (André Luís do Carmo/CENEP/HC/PR)
  • 20h30 – 21h20 Atenção (Bruna Tonietti Trevisan/CTC Veda)
  • 21h20 – 22h10 Aspectos socioadaptativos (Giovana Maria Silva Campos/ABENEPI)
  • 22h10 – 22h30 Painel * AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO

Sala virtual 3

Curso: Temas emergentes na educação híbrida:

  • Educação Infantil (Andrea Patapoff/ANEBHI)
  • Ensino fundamental (Kelli Faber/Da Vinci Academy)
  • Ensino Médio (Valéria de Souza/Secretaria Educação/SP)
  • Educação profissional (Fernando Leme do Prado*/ANEBHI)

TERÇA-FEIRA

Sala virtual 1

  • 18h00 – 19h00 Sessão de abertura
  • 19h00 – 19h55: Conferência de abertura: Novos rumos da psiquiatria da infância e adolescência (Guilherme Polanczyk (USP)
    Moderador: Ricardo Nogueira Krause (ABENEPI/RJ)
  • 20h00 – 20h35 Conferência: “em definição” 20h35 – 20h55 Discussão
  • 21h00 – 21:35 Conferência: A importância dos 1.000 primeiros dias para o desenvolvimento infantil (Rodrigo Carneiro de Campos/ABENEPI)
    21:35 – 21:55 Discussão
  • 22h00 – 22h30 Palestra: Cuidados no desenvolvimento infantil saudável no mundo pós-pandemia (Iuri Victor Capelatto/ABENEPI)

Sala virtual 2

Mesa Redonda: Endofenótipos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem

  • 20h00 – 20h25 Discalculia (Júlia Beatriz Silva/UFMG)
  • 20h25 – 20h50 Disortografia e disgrafia (Mariana Coelho Carvalho/IESF/MT)
  • 20h50 – 21h15 Dislexia (Juliana Postigo Amorina/IABCD)
  • 21h15 – 21h25 Discussão
  • 21h30 – 22h05 Conferência: Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem (Sônia das Dores Rodrigues/ABENEPI/UNASP)
  • 22h05 – 22h30 Discussão

Sala virtual 3

Mesa Redonda: Situações desafiadoras na clínica da psiquiatria da infância e adolescência

  • 20h00 – 20h25 Drogas na infância e adolescência: antigos e novos enfrentamentos (Renata Cruz Soares de Azevedo/UNICAMP)
  • 20h25 – 20h50 Adoção e desenvolvimento (Alicia Beatriz Dorado de
  • 20h50 – 21h15 Suicídio na infância e adolescência (Roosevelt Moisés Smeke Cassorla/UNICAMP)
  • 21h15 – 21h25 Discussão
    Moderador: Antônio Carvalho de Ávila Jacintho
  • 21h30 – 22h05 Conferência: A educação de crianças e adolescentes no modelo híbrido: Perspectivas atuais (Maria Inês Fini/ANEBHI)
  • 22h05 – 22h30 – Discussão

QUARTA-FEIRA – 25/08/2021

Sala virtual 1

  • 18:00 – 18h35 Conferência: Prevenção de suicídio na adolescência (David Brent/EUA) 18h35 – 18h55 Discussão Moderador: Christian Kieling
  • 19h00 – 19h35 Conferência: TEA e Epilepsia: desafios no diagnóstico (Carlos Gadia/EUA) 19h35 – 19h55 Discussão
    Moderador: Jair Luiz de Moraes (ABENEPI)
  • 20h00 – 20h35 Conferência: Avaliação genética nos transtornos do neurodesenvolvimento (Fernando Kok/USP)
    20h35 – 20h55 Discussão Moderador: Walter Magalhães Fernandes (UNIVAS/MG)
  • 21h00 – 21h35 Conferência: Atenção, Inteligência e Aprendizado (Erasmo Casella/USP) 21h35 – 21h55 Discussão
  • 22h00 – 22h30 Palestra: Processamento fonológico em crianças bilíngues (Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte/USP)

Sala virtual 2

Mesa Redonda: Abordagens psicoterápicas e sensoriais para o TEA

  • 18h00 – 18h25 Intervenção cognitiva (Joana Portolese Pascalicchio /USP)
  • 18h25 – 18h50 Integração sensorial (Ana Luiza Andreotti/SP)
  • 18h50–19h15 Treinamento comportamental de habilidades – BST (Maria América Coimbra Andrade*/Grupo Método)
  • 19h15 – 19h25 – Discussão Mesa Redonda: Autorregulação na adolescência: Aspectos desenvolvimentais
  • 19h30 – 19h55 Processo de desenvolvimento da autorregulação (Márcia Maria Toledo/UNIP)
  • 19h55 – 20h20 Autorregulação cognitiva e emocional (Alessandra Gotuzo Seabra*/Mackenzie)
  • 20h20 – 20h45 Cognição social na adolescência (Tatiana Pontrelli Mecca/Santa Casa/SP)
  • 20h45 – 20h55 Discussão Mesa Redonda: Distúrbios alimentares na infância e adolescência
  • 21h00 – 21h25 – Seletividade alimentar (Patricia Junqueira/Inst. Desenv. Infantil/SP)
  • 21h25 – 21h50 – Compulsão alimentar (Wagner Gurgel*/USP)
  • 21h50 – 22h15 – Anorexia (Tatiana Moya*/SP)
  • 21h15 – 22h25 – Discussão

Sala virtual 3

Mesa redonda 6: Os desafios das novas modalidades de atendimento

  • 18h00 – 18h25 Desafios da avaliação psicológica na modalidade remota
  • 18h25 – 18h50 Desafios da avaliação fonoaudiológica na modalidade remota (Thais Freire/USP)
  • 18h50 – 19h15 Psicopedagogia em tempos de pandemia: o que aprendemos (Luciana Barros Almeida/ABPp)
  • 19h15 – 19h25 Discussão Mesa redonda: Psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem
  • 19h30–19h55 A importância da sensopercepção nas aprendizagens (Alfonso Lázaro – Espanha)
  • 19h55–20h20 A psicomotricidade na intervenção precoce em bebês de alto risco (Sonia Valle/RJ)
  • 20h20–20h45 O corpo do adolescente na clínica psicomotora (Juan Mila – Faculdad Medicina Universidad de la República/Uruguai)
  • 20h45–20h55 Discussão Discussão de caso clínico: Abordagem transdisciplinar da agressividade em crianças com autismo
  • 21h00 – 21h05 Apresentação do caso: Juliana Alcântara (SP)
  • 21h06 – 21h11 Guilherme Polanczyk (USP)
  • 21h12 – 21h17 Maria América Coimbra de Andrade* (Grupo Método/SP)
  • 21h18 – 21h23 Alessandra Buosi (SP)
  • 21h24 – 21h29 Conclusão
  • 21h30 – 22:05: Diagnóstico e intervenção da atenção e funções executivas (Rafael Pereira/Portugal)
  • 22h05 – 22h30 Discussão

QUINTA-FEIRA – 26/08/2021

Sala virtual 1

  • 18h00 – 18h35 Conferência: Avanços no diagnóstico e tratamento do TDAH (Luís Augusto Rohde/UFRGS)
    18h35 – 18h55 Discussão
    Moderador: Maria Conceição do Rosário (UNIFESP)
  • 19:00 – 19h35 Conferência: Efeitos da tecnologia digital na saúde mental e no bem-estar das crianças. (Candice Odgers – EUA)
    19h35 – 19h55 Discussão

Mesa Redonda: Além das fronteiras diagnósticas

  • 20h00 – 20h25 TOC e tiques (Maria Conceição do Rosário/UNIFESP
  • 20h25 – 20h50 Autismo e TDAH (Ana Soledad Graeff Martins/UFRGS)
  • 20h50 – 21h15 Depressão uni e bipolar (Fernanda Vieira Mappa/ABENEPI)
  • 21h15 – 21h25 Discussão
  • 21h30 – 22h05: Conferencia: O ano que vivemos em perigo. A cognição da vulnerabilidade do enfrentamento e da resiliência em tempos cada vez mais imprevisíveis, onde somos cada dia mais necessários (Ricardo Nogueira Krause/ABENEPI) 22h05 – 22h25 Discussão

Sala virtual 2

Mesa redonda: Tratamento com canabidiol na infância e adolescência

  • 18h00 – 18h25 Indicações e contra-indicações (Paula Maria Preto Mimura/PUCSP)
  • 18h25 – 18h50 Tratamento do TEA (Rubens Wajnsztejn/FMABC)
  • 18h50 – 18:55 Discussão Moderadora: Lívia Lucena de Medeiros Capelatto
  • 19:00 – 19:25 Palestra: O impacto da pandemia nas relações parentais (Ivan Roberto Capelatto) Mesa redonda: Linguagem oral e escrita
  • 19h30–19h55: Avanços na avaliação fonoaudiológica (Ana Luíza Navas – Santa Casa/SP)
  • 19h55–20h20: Leitura e processamento visual (Fernando Nassif/SP)
  • 20h20–20h45: Métodos de intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: evidências de eficácia (Cíntia Alves Salgado Azoni/UFRN)
  • 20h45–20h55 Discussão Mesa Redonda: TEA em meninas
  • 21h00 – 21h25 Olhar transdiagnóstico no TEA (Walter Camargos Júnior*/MG)
  • 21h25 – 21h50 Camuflagem social (Silvyo David Araújo Giffoni/ABENEPI)
  • 21h50 – 22h15 – Linguagem (Natalia Freitas Rossi/UNESP Marília/SP)
  • 21h15 – 22h25 – Discussão

Sala virtual 3

Mesa Redonda: TDAH e comorbidades

  • 18h00 – 18h25 TDAH de início tardio (Arthur Caye – UFRGS)
  • 18h25 – 18h50 TDAH e irritabilidade (Luisa Sugaya/USP)
  • 18h50 – 19h15 TDAH e transtornos do vínculo (Sandra Scivoleto/USP)
  • 19h15 – 19h25 Discussão Mesa Redonda: AVC na infância e adolescência
  • 19h30–19h55 Histórico do AVC na infância no Brasil (Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro/UNICAMP)
  • 19h55–20h20 AVC perinatal (Katia Schmutzeler/UNICAMP)
  • 20h20–20h45 Intervenção e prognóstico (Carolina Camargo de Oliveira/USF)
  • 20h45–20h55 Discussão Discussão de caso clínico: Irritabilidade e comorbidades
  • 21h00 – 21:05 Apresentação do caso (Analin Ono Baraniuk/HC/FM/USP)
  • 21h06 – 21h11 TDAH (Giovani Salum)
  • 21h12 – 21h17 TOD (Ana Christina Mageste Castelar Campos/ABENEPI)
  • 21h18 – 21h23 Ansiedade (Eloisa Helena Rubello Valler Celeri/UNICAMP)
  • 21h24 – 21h29 Conclusão
  • 21h35 – 22h10 Conferência: A importância do diagnóstico diferencial e precoce dos TEAs (Jair de Moraes/ABENEPI)
    22h10 – 22h30 Discussão Moderador: Juliana Almeida (ABENEPI)

SEXTA-FEIRA – 27/08/2021

Sala virtual 1

  • 18h00 – 18h35 Conferência: Entendendo a relação entre TDAH e Depressão (Anita Thapar/EUA)
    18h35 – 18h55: Discussão
    Moderador: Luís Augusto Rohde (UFRGS)
  • 19h00 – 19h25 Palestra: Avaliação e reabilitação de crianças com atrofia muscular (Carla Andrea Caldas/ABENEPI)
  • 19h30 – 20h00 – Simpósio Web Health Meds: O papel dos fitocanabinóides no transtorno do espectro autista: Quais as evidências científicas” Mesa Redonda: Métodos e técnicas de diagnóstico
  • 20h00 – 20h25 Métodos qualitativos: ampliando as possibilidades de investigação diagnóstica (Grace Ferreira Donati/SP)
  • 20h25 – 20h50 Psicoeducação e a compreensão do diagnóstico (Juliana Damari/ABENEPI)
  • 20h50 – 21h15 Avaliação diagnóstica por telemedicina (Caio Casella/ USP)
  • 21h15 – 21h25 Discussão
  • 21h30 – 22h05 – Conferência: Transtorno do espectro do autismo: como lidar com as comorbidades? (Rudimar Riesgo/UFRGS) 22h05 – 22h30 – Discussão

Sala virtual 2

  • 18h00 – 18h25 Palestra: Gênero: Do fenótipo à fenocópia (Raimundo Lippi/MG)
  • 18h30 – 18:55 Palestra: Avanços da neurociência na paralisia cerebral (Luiz Fernando Fonseca/MG) Mesa Redonda: Métodos de intervenção precoce
  • 19h00 – 19H25 A importância da mobilidade precoce para crianças com atraso no desenvolvimento (Beatriz Santos Vieira/SP)
  • 19h25 – 19h50 Enriquecimento ambiental e desenvolvimento infantil (Denise Castilho Santos/UNIMEP)
  • 19h50 – 20h15 Comunicação alternativa (Alessandra Buosi/SP)
  • 20h15 – 20h25 Discussão Mesa Redonda: Avaliação psicológica e saúde mental
  • 20h30 – 20h55 Escalas para avaliação de sintomas depressivos na adolescência (Makilim Nunes Baptista/USF)
  • 20h55 – 21h20 Avaliação da responsividade social (Lisandra Borges/USF)
  • 21h20 – 21h45 Avaliação do desenvolvimento (Daniela de Bustamante Carim/RJ)
  • 21h45 – 21h55 Discussão 22h00 – 22h30 Palestra: Emoção e motivação: às portas do aprendizado (Ângela Mathilde Soares/MG)

Sala virtual 3

18h00: ASSEMBLEIA GERAL DA ABENEPI

SÁBADO – 28/08/21

Sala virtual 1

  • 8h00 – 8h35 Conferência: Bulling (Louise Arseneault/U. Kingdon) 8h35 – 8h55 Discussão
  • 9h00 – 9h35 – Conferência: Christian Kieling/UFRGS
  • 9h35 – 9h55 – Discussão
  • 10h00 – 10h30 – Intervalo
  • 10h30 – 11h30 – Simpósio Takeda
  • 11h30 – 12h05 Conferência: Continuidade e descontinuidades da psicopatologia ao longo do desenvolvimento (Giovani Salum/UFRGS) 12h05 – 12h30 – Discussão
  • 12h30 – 14h00 – Almoço Mesa Redonda: Funções executivas e dislexia do desenvolvimento
  • 14h00 – 14h25: Tema: “em definição”
  • 14h25 – 14h50 Funções executivas em crianças brasileiras com dislexia (Ricardo Franco de Lima (USF)
  • 14h50 – 15h15 Implicações para a prática (Giovanna Beatriz Kalva Medina/UFPR)
  • 15h15 – 15h25 Discussão Moderador
  • 15h30 – 16h00 – Palestra: Avaliação evolutiva de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento (Clay Brites/ABENEPI)
  • 16h00 – 16h30 – Intervalo
  • 16h30 – 17:05 Conferência 20: Infância roubada: abuso sexual de crianças e os impactos sobre o desenvolvimento infantil (Antônio D’Avila Jacintho/UNICAMP)
  • 17h05 – 17h25 Discussão
  • 17h30 Conferencia Magna

Sala virtual 2

  • 8h00 – 8h25 Palestra: Modelo UPPS-P da impulsividade (Leandro Maloy Diniz*/UFMG)
  • 8h30 – 8h55 Palestra: Formação do psiquiatra da infância e adolescência (Sandra Scivoletto/USP)
  • 9h00 – 9h35 Conferência: “Sluggish cognitive tempo”: novas evidências para diagnóstico e tratamento. Stephen Becker (USA)
    9h35 – 9h55 Discussão
  • 10h00 – 10h30 – Intervalo

Mesa Redonda: Ensino em tempos de pandemia

  • 10h30 – 10h55: Como ficaram os pré-requisitos de alfabetização? (Tais de Lima Ferreira Mattar / DISAPRE/UNICAMP)
  • 10h55 – 11h20: Importância do retorno às aulas presenciais na educação infantil (Márcia Gil/ABENEPI)
  • 11h20 – 11h45: O papel do psicopedagogo no retorno às aulas (Marisa Siqueira Castanho – ABPp)
  • 11h45 – 11h55 – Discussão
  • 12h00 – 12h30 – Palestra: Neurociência como instrumento teórico e prático para a psicopedagogia (Maria Irene Maluf/ABPp)
  • 12h30 – 14h00 – Intervalo Mesa Redonda: Deficiência na infância: Onde estamos?
  • 14h00 – 14h25 Histórico da reabilitação infantil (Marisa Mancini/UFMG)
  • 14h25 – 14h50 Prática centrada na família (Marina Brandão/UFMG)
  • 14h50 – 15h15 Evidências atuais no tratamento da criança com PC (Marina Junqueira Airoldi/Therapies SP) 15h15 – 15h25 Discussão
  • 15h30 – 16h00 Palestra 8: TDAH e as habilidades matemáticas (Ângelo Rezende/RJ)
  • 16h00 – 16h30 – Intervalo
  • 16h30 – 17h05 Conferência: Cognição numérica (Vitor Geraldi Haase/UFRGS) 17h05 – 17h25 Discussão
    Moderador:

• 17h30 Conferencia Magna

Sala virtual 3

  • 8h00 – 8h35 Conferência: Impacto emocional e transtornos mentais decorrentes da pandemia pela covid-19 (Andrea Danese/EUA) 8h35 – 8h55 Discussão
  • 900h – 10h00 Painel: A clínica psicomotora do autismo: Rita Thompson (ABENEPI/RJ) e Fernanda Santos Carneiro (IFRJ)
  • 10h00 – 10h30 Intervalo Mesa redonda: Atualização sobre efeitos da exposição à tela e mídias sociais no desenvolvimento infantil
  • 10h30 – 10h55 Desenvolvimento e aquisição da linguagem (Juliana Almeida/ABENEPI)
  • 10h55 – 11h20 Desenvolvimento cognitivo (Giuseppe Pastura/UFRJ/ABENEPI)
  • 11h20 – 11h45 Possíveis implicações oftalmológicas (Lilian Kane Andó Vianna/RJ)
  • 11h45 – 11h55 Discussão
  • 12h00 – 12h30 Palestra: Sexualidade no desenvolvimento atípico (Valeria Parejo/EUA)
  • 12h00 – 14h00 – Almoço

Mesa Redonda: Queixas frequentes na infância e adolescência

  • 14h00 – 14h25: Meu filho não consegue aprender (Rafael Pereira/Portugal)
  • 14h25 – 14h50: Meu filho não consegue prestar atenção (Edyleine Peroni Benczik/SP*)
  • 14h50 – 11h15: Meu filho não consegue parar (Marcia Valiati/ABENEPI)
  • 15h15 – 15h25: Discussão
  • 15h30 – 16h00 Palestra: Altas Habilidades (Tatiana Isabelle J Riechi/ABENEPI)
  • 16h00 – 16h30 – Intervalo
  • 16h30 – 16h55 – Palestra: Epilepsia na infância (Gustavo Valle/ABENEPI)
  • 17h00 – 17h25 – Palestra: Atualização em cefaleia na infância e adolescência (Marco Arruda/Instituto Glia)
  • 17h30 Conferência Magna

DOMINGO – 29/08/21

Sala virtual 1

Mesa Redonda: Neurodesenvolvimento

  • 9h00 – 9h25 A música na promoção do desenvolvimento infantil (Paulo C Cadima Júnior/SP)
  • 9h25 – 9h50 O jogo representativo na construção e organização da cognição (Carlos Mattos/ABENEPI/ABP)
  • 9h50 – 10h15 Avaliação evolutiva de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento (Fernanda Caroline Pinto da Silva/ABENEPI)
  • 10h15 – 10h25 Discussão
  • 10h30 – 11h00 Palestra: A importância do hábito de leitura (Rochele da Paz Fonseca/PUCRS)
  • 11h30 – 12h30 – Prêmios e encerramento

Sala virtual 2

Mesa Redonda: Psicometria e neuropsicologia clínica

  • 9h00 – 9h25 Princípios da psicometria (Bruno Damasio*/UFRJ)
  • 9h25 – 9h50 Psicometria aplicada à neuropsicologia clínica (palestrante em definição)
  • 9h50 – 10h15 Aspectos psicométricos de instrumentos neuropsicológicos (Luís Anunciação/PUCRJ).
  • 10h15 – 10h25 Discussão
  • 10h30 – 11h00 Palestra: Saúde mental na população indígena (Flávio Dias – ABENEPI)
  • 11h00 – 11h30 – Palestra: “Compreendendo o comportamento do recém- nascido (Daniela Carim)
  • 11h30 – 12h30 – Prêmios e encerramento (Sala 1)

Sala virtual 3

  • 9h00 – 9h55 – Painel: Treino de comunicação funcional para pais Juliana Gama Dadalto (JJ Desenv Infantil e ABENEPI/ES)
  • Celi Caldevilla* (Changin Behavior LLC/EUA)
  • Daniela Landim (Steps – Terapia e Pesquisa Comportamental/SP)
  • 10h00 – 10h55 – Painel: Desafios da intervenção ABA na escola Mylena Lima (ABENEPI/ES) / Ana Arantes (CE) / Marla Nascimento (EUA)
  • 11h00 – 11:25 – Palestra: inventário do bom aprendiz Steve Ward (EUA)
  • Verônica Dunning (Reino Unido)
  • 11h30 – 12h30 – Prêmios e encerramento